Powered By Blogger

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Hipnose reduz ondas de calor que ocorrem durante a menopausa



A hipnose pode ajudar a reduzir as ondas de calor que ocorrem durante a menopausa em até 74%, de acordo com estudo de pesquisadores da Baylor University, nos EUA.
O estudo é o primeiro a avaliar a eficácia do tratamento hipnótico na gestão das ondas de calor que atingem cerca de 80% das mulheres na menopausa.
A equipe recrutou mulheres na pós-menopausa que receberam hipnoterapia ou “atenção estruturada”, usada como intervenção de controle com efeito mínimo.
As mulheres que se submeteram à hipnose passaram por cinco sessões semanais em que receberam sugestões de imagens mentais de lugares frios, seguros, de relaxamento, ou um de sua preferência. Elas também receberam uma gravação de áudio de indução hipnótica e foram convidadas a praticar diariamente.
O grupo controle passou por cinco sessões em que um médico propunha discussões sobre os sintomas, a escuta atenta, a troca interpessoal, monitoramento, medição e encorajamento e evitava sugestões negativas. Os controles também receberam uma gravação com informações sobre ondas de calor que ouviram diariamente.
Todas as mulheres mantiveram um diário onde monitoravam a frequência de ondas de calor e a gravidade, e elas também tiveram a frequência dessas ondas medidas por um monitor de condutância da pele.
Após 12 semanas, as mulheres que se submeteram à hipnose relataram 75% menos ondas de calor, em comparação com 13% das participantes do grupo controle, e uma redução de 80% na pontuação das ondas de calor (uma combinação de frequência e gravidade), em comparação com 15% nos controles.
A condutância da pele mostrou uma redução de 57% nas ondas de calor para as mulheres que se submeteram à hipnose, em comparação com 10% entre aquelas do grupo controle.
As participantes que receberam hipnose também relataram significativamente menor interferência das crises na vida diária e um sono melhor. Além disso, o seu nível de satisfação com o tratamento foi alto.
Como a hipnose melhora as ondas de calor ainda não está claro. Os autores do estudo especularam que pode ser devido a uma ação sobre o sistema nervoso parassimpático. Este sistema é chamado popularmente de sistema do “descanso e digestão”, o que coloca um freio no sistema nervoso que controla as funções do corpo durante as ondas de calor, como o suor e a frequência cardíaca.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário