Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Infertilidade: hipnose ajuda no tratamento




Psiquiatras acreditam que o relaxamento profundo e exercícios de concentração de hipnotismo acalmam o consciente diminuindo sua capacidade de raciocínio. 

Neste estado, permanecemos cientes do que ocorre a nossa volta, mas o consciente torna-se menos importante. Assim, o hipnoterapeuta e o paciente podem acessar diretamente o subconsciente. É como se a hipnose abrisse um painel de controle dentro do cérebro.

Estudos que utilizaram exames de EEGs com pessoas hipnotizadas identificaram uma explosão nas ondas de baixa frequência  (semelhantes ao que acontece quando sonhamos) e uma queda nas ondas de alta frequência (associadas ao estado de vigília). Este estudo se encaixa com a hipótese de que o consciente recua durante a hipnose e o subconsciente toma uma posição mais ativa. 

Outro estudo demonstra que  pessoas hipnotizadas apresentaram atividade reduzida no hemisfério esquerdo do córtex cerebral (centro de controle da lógica do cérebro,responsável por aspectos como dedução, raciocínio e convenção) e atividade elevada no hemisfério direito (responsável pelo controle da imaginação e criatividade).Uma diminuição de atividade do hemisfério esquerdo se encaixa na hipótese de que a hipnose anula a influência inibitória do consciente. Por outro lado, um aumento na atividade do hemisfério direito confirma a ideia de que o subconsciente criativo e impulsivo toma as rédeas. Apesar de não ser uma evidência decisiva, nos faz acreditar que a hipnose abre o subconsciente.

O subconsciente é o espaço cerebral reservado para a imaginação e impulso, e regula as sensações corporais, como paladar, tato e visão, bem como as emoções e lembranças. Quando o subconsciente está no controle, nos sentimos mais livres, mais criativos.

Porem, como o subconsciente tem uma consciência, um instinto de sobrevivência e suas próprias ideias, existem situações com as quais ele não concorda. Sendo assim, o paciente suscetível á hipnose só vai aceitar as sugestões com as quais ele se identifica e concorda.

Ao concordar com a mudança proposta pelo hipnoterapeuta o paciente acredita que houve, verdadeiramente, uma mudança em seu subconsciente e registra essa informação como fato. Portanto, esta informação será enraizada no subconsciente. A partir dessa reflexão, mesmo se o estado hipnótico for nada mais que uma invenção da imaginação, sugestões hipnóticas ainda podem modificar suas crenças mais profundas.

Nessas condições, através de sugestões, o hipnoterapeuta pode trabalhar com todos os sentimentos negativos do paciente, modificando-os, e com isso, criando uma condição mais propícia para que a mulher consiga engravidar.

Além disso, a hipnose pode equilibrar a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e regular os níveis hormonais,entre tantas outras questões orgânicas. 


Abraços,
Vânia Calazans

www.vaniacalazans.com.br
https://www.facebook.com/TranstornoExplosivoIntermitente
E mail:vaniacalazans@uol.com.br

http://hipnoterapiacognitiva.blogspot.com.br/

Contato:
Tel: (11) 3151-2343/ 2613-7730/ 2307-0412
End: Rua Mato Grosso, 306 conj.910 Higienópolis - SP/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário